Assim como qualquer sistema automotivo, os freios requerem manutenção preventiva, principalmente por se tratar de um sistema de segurança.

Normalmente a durabilidade média das pastilhas de freio no uso urbano gira em torno de 15.000 km, os discos de freio 30.000 km, lonas e tambores 80.000 km, cilindros de freio 50.000 km.

Minas Gerais tem uma característica de relevo que aumenta consideravelmente o desgaste dos freios, fazendo com que o sistema se desgaste prematuramente.

Em uso rodoviário ou misto a durabilidade destes itens pode aumentar em 50%.

A maior parte dos carros brasileiros tem freio a disco nas rodas dianteiras e com tambores nas traseiras. Veja a função de cada peça do sistema de freio, os problemas que você pode detectar e os prazos de duração de cada item.

Realize uma revisão preventiva a cada 5.000 km e garanta o seu pleno funcionamento

Quando devo realizar revisão do sistema de freio?

  1. Revisar preventivamente a cada 5000 km.
  2. Substituir o fluído de freio a cada 12 meses ou 10.000 km rodados, o que vier primeiro.
  3. Substituir as pastilhas de freio a cada 12 meses ou 10.000 km rodados, o que vier primeiro
  4. Ao trocar as pastilhas o mecânico deve medir a espessura do disco de freio.
  5. Se o disco de freio estiver dentro da tolerância poderá ser retificado para tirar qualquer imperfeição e garantir a durabilidade das novas pastilhas. Se estiver fora da medida, deverá ser substituído.
  6. Em uso urbano é aconselhável trocar os discos de freio a cada 30.000 km, as lonas e tambores a cada 80.000 km e cilindros de freio  a cada 50.000 km.
  7. Quando trocar as pastilhas evitar frear bruscamente nos primeiros 300 quilômetros para garantir o perfeito assentamento das pastilhas e discos de freio.
  8. Não se esqueça de poupar os freios; ao descer uma ladeira nunca o faça em ponto morto.

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