Revisão Preventiva
Revisão Preventiva: É o levantamento total das condições do veículo, dando ao proprietário uma visão global do estado do mesmo. Este serviço pode ser solicitado tanto na compra de um veículo usado, quanto na realização da manutenção preventiva estendida. Este processo precisa de agendamento e tem duração média de 4 horas, dependendo do tipo de veículo.
Revisão Corretiva
Revisão Corretiva: é realizada quando veículo tem uma necessidade específica de reparo e não pode ficar muito tempo parado na oficina. O tempo de reparo é priorizado por nossa equipe e executado com maior agilidade sem perda na qualidade e segurança do serviço.
Revisão Programada
Revisão Programada: São analisados em média 90 itens nas áreas mecânica, elétrica e eletroeletrônica, sendo feita a cada 5.000 ou 10.000 km, de acordo com o tipo de veículo. É uma manutenção executada com a visão de segurança, confiança, economia e conservação do veículo, onde fazemos o acompanhamento através de um manual de garantia e benefícios.
Veja os itens mais importantes dessas revisões e garanta uma viagem tranquila com o seu carro.
Acompanhe nossas promoções de preços e serviços em componentes que precisam de manutenção periódica mais freqüente.
Alinhamento/balanceamento
O alinhamento de seu veículo acontece nos pneus e tem o objetivo de checar como está a suspensão: alinhada ou não. Quando não está, ela pode influenciar no equilíbrio do carro, trazendo aquela tradicional experiência de o carro automaticamente puxar para um dos lados sem você virar o volante. Você pode dar uma olhada em como isso está a cada 5.000 km ou 6 meses.
Já o balanceamento, por sua vez, tem a função primordial de deixar o carro mais estável, melhorando as condições de quem dirige. Ele também deve ser feito a cada 5.000 km ou 6 meses, pois tem a função de equilibrar o conjunto de pneu, roda, válvula ou câmara do veículo. A maior prova de que o seu carro está precisando de um balanceamento é a famosa trepidação ao volante, sinalizando que é hora de trocar os pneus ou fazer um rodízio.
Freios
O sistema de frenagem também merece atenção especial. Afinal de contas, ninguém quer ficar na mão nesse tipo de situação, não é mesmo?
Nas revisões periódicas, não deixe de checar o estado das pastilhas e dos discos de freio. Um bom sinal de que a hora chegou é o famoso ruído sempre que você aciona o freio.
Você deve conferir o sistema a cada 5.000 km ou 6 meses.
Filtros
Os filtros representam mais um item que merece sua atenção sempre que fizer uma revisão, até mesmo porque eles têm a responsabilidade de fazer com que o seu carro funcione perfeitamente.
Tanto o filtro de ar como o de combustível devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros rodados, enquanto o de óleo deve acontecer com mais frequência, a cada 5.000 km ou 6 meses.
Velas e cabos
As velas e cabos têm um papel muito importante no funcionamento do motor, e você provavelmente vai querer cuidar bem delas, que devem ser trocadas a cada 20 mil quilômetros ou quando apresentar falhas na aceleração.
Se você não sabe qual é a funcionalidade, as velas são as grandes responsáveis pela ignição, promovendo a geração de energia comprimida pelos pistões. Assim, o motor segue funcionando perfeitamente.
Pneus
Sendo os únicos contatos do seu carro com o chão, eles são importantíssimos e podem livrá-lo de muitos acidentes.
Fique de olho sempre que eles estiverem com a textura “careca”, pois isso sinaliza que devem ser trocados. Você pode identificar o momento de trocar analisando o sulco do pneu. Sempre que alinhar ou balancear o veículo a cada 5.000 km ou 6 meses, solicite ao mecânico que verifique o estado dos seus pneus.
Limpador de para-brisas
A recomendação geral é trocar as palhetas pelo menos uma vez por ano e nas revisões de férias é necessário checar o estado da palheta, a começar pelas lâminas que não devem estar rasgadas, soltas, tortas ou danificadas.
Faróis e lâmpadas
Todas as luzes do carro devem ser checadas em uma revisão, afinal a iluminação correta é fator primordial para uma viagem segura, principalmente a noite, sob chuva ou neblina. As recomendações incluem a verificação das lâmpadas, fusíveis e a regulagem dos faróis, verifique se há sinais de infiltração de água, que pode queimar a lâmpada e até danificar o refletor interno, com acúmulo de sujeira e corrosão. As lâmpadas das lanternas, faróis alto e baixo, piscas, freios e luz de ré devem estar funcionando perfeitamente.
Suspensão
Outro conjunto fundamental para a segurança e estabilidade do veículo é a suspensão, e o roteiro para a revisão inclui uma análise visual nos amortecedores, examinando o estado do corpo (amassados), das fixações (buchas) e vazamento do fluído hidráulico. A BOX3 disponibiliza equipamentos que facilitam esta inspeção, determinando qual o nível de desgaste do amortecedor. Verifique as molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais. A substituição preventiva do amortecedor deve ser a cada 40 mil, e bandejas, pivôs, terminais a cada 50 mil km. Fique alerta para o perigo de utilizar peças falsificadas ou recuperadas.
Correia dentada
Recomendamos a verificação de todas as correias a cada 15 mil km, pois em caso de rompimento, pode causar irreparáveis danos ao motor. Trincas nas correias, desgaste lateral, desgastes de dentes na correia dentada, é sinal de necessidade de troca. Ruídos, dependendo do caso um retensionamento pode resolver.
A substituição preventiva da correia dentada, deve ser a cada 50 mil quilômetros, troque também os esticadores e verifique a necessidade de troca das polias pois elas podem ficar cortantes com o tempo.
Sistema Elétrico
Revisar o sistema elétrico do veículo, inclui avaliação da bateria, do motor de partida, do alternador e de todas as lâmpadas e fusíveis. O mecânico deve observar se há sinais de cor esverdeada ou esbranquiçada nos terminais da bateria, que pode indicar pontos de oxidação. Tenha em mãos os códigos de segurança do alarme e do rádio, caso precise trocar a bateria. Mantenha os terminais dos cabos bem apertados e em bom estado, além disso instruímos nossos clientes que é necessário evitar que os equipamentos elétricos fiquem ligados por muito tempo com o veículo parado.
Sistema de Arrefecimento – Radiador
Na revisão do sistema de arrefecimento, o mecânico checa a válvula termostática quanto ao seu funcionamento, o radiador em relação a vazamentos ou entupimentos, a bomba d’água, o sistema de acionamento do ventilador do radiador e os marcadores de temperatura no painel. O líquido de arrefecimento do radiador deve ser trocado a cada 10 mil km ou pelo menos uma vez ao ano e depois abastecido com um novo aditivo, geralmente na proporção de 50% de aditivo concentrado e 50% de água destilada.
Nossos mecânicos sempre verificam com o motor quente e funcionando, a existência de possíveis vazamentos de água nas mangueiras e no radiador.
Manutenção preventiva é economia e segurança no seu dia-a-dia
Agora você já sabe quais itens deve analisar, mas lembre-se, uma manutenção preventiva deve ser feita a cada 6 meses ou 5.000 km, o que vier primeiro. Assim, você consegue trafegar com mais segurança.
Se o seu veículo fica parado na garagem por longos períodos, não caia na ilusão de que ele não precisa passar pela manutenção – talvez precise mais que um carro que trafega todo dia. É isso mesmo! A demora para atingir a quilometragem média do período pode fazer com que os líquidos envelheçam no seu carro, como o óleo e a gasolina, por exemplo. Por isso, não abra mão dos cuidados preventivos.
A manutenção automotiva pode ser uma grande aliada e livrar você de vários problemas com seu carro. Caso tenha alguma dúvida ou queira algum esclarecimento mais específico, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe. Nos encontramos em breve!