A suspensão desempenha um papel importante no veículo mantendo os pneus em contato com o chão, garantir a estabilidade do carro, absorver os impactos do veículo com o solo e proporcionando conforto aos ocupantes.
Para que essas funções sejam cumpridas eficazmente, os componentes do sistema, como amortecedores, molas e braços, entre outros, precisam estar em bom estado de conservação. Caso os componentes do sistema de suspensão estejam comprometidos, a não substituição deles pode provocar o desgaste dos pneus e, pior do que isso, comprometer a estabilidade do veículo, prejudicando a sua dirigibilidade e podendo provocar acidentes graves.
Conforme o modelo do automóvel existe uma suspensão especifica. Ao todo são três tipos diferentes.
- Suspensão independente: cada roda recebe as irregularidades do piso sem transferir à outra do mesmo eixo.
- Suspensão semi-independente: parte dos movimentos é repassada a outra roda.
- Suspensão dependente ou eixo rígido: os movimentos de uma roda são percebidos na outra.
Na suspensão temos dois itens principais, que são as molas e os amortecedores. Ambos devem ser inspecionados aos 20 mil quilômetros e possivelmente, conforme a recomendação do fabricante, ser trocado com 40 mil quilômetros, ao substituir os amortecedores, é recomendável também trocar o jogo de molas. Em alguns casos é possível rodar até os 50 mil quilômetros sem que os amortecedores apresentem algum problema.
A suspensão do carro abrange todos os importantes sistemas localizados na parte inferior do seu veículo:
- o chassi – componente estrutural destinado a carregar o peso que sustenta o motor e a carroceria. Estes, por sua vez, são sustentados pela suspensão.
- o sistema de suspensão – arranjo que sustenta o peso, absorve e amortece (molas e amortecedores) impactos e ajuda a manter o contato dos pneus com a pista.
- o sistema de direção – mecanismo que possibilita que o motorista guie e direcione o veículo.
- os pneus e as rodas – componentes que tornam possível o deslocamento do veículo através da aderência e/ou atrito com o solo.
Veja alguns cuidados com o sistema de suspensão
- A suspensão é um dos sistemas mais importantes do seu veículo.
- As molas e os amortecedores devem ser inspecionados aos 20 mil quilômetros, e possivelmente, conforme a recomendação do fabricante, devem ser trocados com 40 mil quilômetros, ao substituir os amortecedores, é recomendável também trocar o jogo de molas.
- Em alguns casos é possível rodar até os 50 mil quilômetros sem que os amortecedores ou molas apresentem defeito.
- Para poupar a suspensão do carro, é sempre bom desviar dos buracos quando for possível fazer isso com segurança, ou tentar passar mais devagar sobre eles.
- Em cidades onde o asfalto tem muitos buracos, a durabilidade e funcionamento destas peças ficam muito comprometidos.
- A melhor dica não é nenhuma novidade: não descuide da manutenção.
- As molas servem para sustentar o peso da carroceria, evitando o choque entre esta e outros componentes.