O Câmbio Automático GM Aisin AW5040LE e suas variações (5042, 5550, 5551, 6040 e +) equipa não só vários carros da linha GM, mas também carros de várias outras marcas como Volvo, Kia, Daewoo, Land Rover, Volvo, Fiat, Mitsubishi, Toyota, Renault além de alguns mais raros como o Alfa 156 não tem no Brasil, como Opel e Saab.
Embora seja uma transmissão robusta, a falta de hábito do brasileiro em fazer troca de óleo da transmissão automática acaba apresentando alguns defeitos quando não revisada, ai o tempo passa e os componentes de atrito internos da transmissão vão soltando suas farpas que causam entupimentos que podem acarretar na perda da transmissão.
É preciso entender que vida útil dessa transmissão e de qualquer outra, está em manter o fluido sempre em boas condições fazendo as trocas periódicas.
A troda de fluido do Câmbio Automático GM AW5040LE, deve ser feita religiosamente a cada 30 mil km.
Filtro e outras peças
Como dito acima, o Câmbio Automático GM Aisin tem algumas variações, por isso é preciso ter atenção no uso das peças corretas, já vimos várias transmissões GM destruída por erro na troca de peças que embora parecidas, são destinadas especificamente ao seu modelo. Isso é muito comum com o filtro, que as vezes é trocado por um “parecido” e aí o resultado é muito ruim. Quando este filtro entope, já é tarde demais e é inevitável ter de abrir a caixa para fazer o reparo completo.
Defeitos comuns no Câmbio GM
- Patinação
- Trancos
- Alavanca errática
- Desengate espontâneo
- Ruídos e trancos quando engata ré
- Perda de tração
- Só funciona quando frio
- Infiltração de água
- Quebra de bomba
As versões mais novas do Câmbio Automático GM que equipam o Vectra e o Zafira possuem um solenoide que desengata a transmissão quando o carro para, economizando combustível, porem, isso causou um desgaste prematuro do corpo de válvulas. O defeito aparece quando o motorista tira o pé do freio e acelera para sair, nessa hora há um atraso na entrada do solenoide que retoma a primeira e gera um tranco no cambio. Há também o tranco na ré que quebra da bomba de óleo. Esses são os defeitos mais comuns, sendo o último causado muitas vezes por manutenção não especializada, que por sua complexidade, acabam gerando serias avarias no cambio GM.
A Box3 faz a substituição de determinadas válvulas Sonnax, que substituem as originais com resultados excelentes, resolvendo definitivamente os problemas de trancos.
Cuidados com o Câmbio GM
- Evite utiliza-lo bruscamente.
- Evite ficar segurando ele em D nas subidas.
- Se for subir a serra, especialmente com trânsito, procure utilizar as marchas manuais ao invés do D.
- Jamais tente engatar o P com o veículo em movimento.
- Jamais dê ré e engate D para sair, só faça isso depois de parar completamente utilizando o pedal do freio.
- Troque o fluido religiosamente a cada 30 mil km.
Agende a revisão e troca de fluido do seu câmbio automático na Box3
(31) 2559-9970
A quipe especializada em Câmbio Automático da Box3 está preparada para efetuar todos os reparos necessários no Câmbio Aisin AW5040LE e suas variações, assim como em qualquer outro tipo de transmissão automática. Possuímos tecnologia, pessoal, treinamento e conhecimento técnico para atender com qualidade total.