Cera de Carnaúba vs Cera Sintética
Qual tem o melhor brilho e a melhor durabilidade?
Quando o assunto é proteção da pintura, dois nomes básicos vem a cabeça, Cera Sintética e cera de carnaúba.
Ambas são os tipos de proteção mais comum no mercado, principalmente para iniciantes por serem de fácil aplicação, diferente da complexidade de alguns vitrificadores de pintura.
Conheça agora os diferenciais de cada uma e escolha a melhor para você.
Cera de carnaúba:
A carnaúba é encontrada em uma árvore, também conhecida como “árvore da vida”, situada na região nordeste do Brasil. Dela saem muitos recursos, e um deles é a cera, extraída de suas palhas. A carnaúba brasileira é a que tem a maior graduação do mundo, ao ser extraída ela tem um tom amarelado, muito puro, mas ainda assim é refinada a fim de melhorar a qualidade da cera.
No mercado automotivo, existe uma grande variação de tipos de ceras de carnaúbas, cada uma com a sua característica e preços que iniciam em R$ 20,00 e ultrapassam com facilidade a casa dos R$ 200,00. essa discrepância nos tipos de ceras de carnaúbas, é que quando manufaturada para virar a cera que usamos, os fabricantes adicionam outros produtos como derivados do petróleo, óleos e um ingrediente chamado “nafta” usado geralmente pela indústria de madeira com a finalidade de protege-la. A quantidade de cada tipo de ingrediente vai diferenciar sua utilização, aspecto final e o preço.
Quando encontramos produtos que dizem 100% carnaúba, isso não quer dizer que foi produzido exclusivamente com carnaúba, uma cera pronta geralmente tem 1/3 de carnaúba apenas, o restante são outros compostos, afinal a carnaúba pura é muito dura e tem um ponto de fusão muito alto, tornando impraticável utiliza-la pura. Essa graduação 100% carnaúba é relacionada à pureza da cera em questão.
- A cera de carnaúba tem um ponto de derretimento muito superior a outras ceras (78°C), além de ser extremamente dura, isso a torna ideal para revestimento da superfície do automóvel. Por não ser facilmente solúvel, a água não consegue romper uma barreira de carnaúba.
- A cera depois de manufaturada também vai proteger a pintura contra outros fatores como poluição, pó de ferro e contaminantes naturais.
- A cera tem o poder de mudar a cor da pintura de um carro, fazendo por exemplo um vermelho dar um tom mais alaranjado ao refletir um por do sol, as possibilidades são inúmeras, vai só depender do tipo do fabricante e ingrediente que conter, quanto mais branca for a carnaúba, menor será o poder de brincar com a cor.
- Sua durabilidade é de 3 a 8 semanas, bem pouco se comparado a de uma cera sintética, porém, sua barreira protetora é mais forte que a de um selante sintético.
- O acabamento dado pela cera de carnaúba deixa o carro com um aspecto de molhado, logo seus reflexos não são tão uniformes e nítidos. Porém o brilho é mais quente e os frisos da lataria ficam mais destacados.
Por todas essas características, a cera de carnaúba é a queridinha entre os colecionadores de carros, expositores e pessoas que já tenham algum conhecimento na área. A cera de carnaúba consegue entregar um alto poder de brilho, ela parece se misturar a pintura entregando um brilho quente, rico, profundo e principalmente com aspecto molhado.
Cera Sintética:
Esse é um tipo de cera que em sua composição, não há componentes naturais de proteção como na carnaúba, e sim dezenas de milhares de polímeros sintéticos que se fundem e formam uma proteção sobre a pintura.
- A cera sintética é de fácil aplicação e promove uma proteção superior a de carnaúba.
- A cera sintética assenta sobre a pintura do veiculo e entrega um alto brilho, é como se fosse uma camada de vidro incolor sobre a pintura. Seus reflexos são mais nítidos por não darem o aspecto molhado.
- Sua grande vantagem está na durabilidade, um selante de boa qualidade pode durar de 4 a 6 meses dependendo das condições de uso.
- Requer uma manutenção menor que a cera de carnaúba.
- Esse tipo de cera é para quem quer praticidade de uma proteção prolongada, ideal para quem quer rodar mais e detalhar com menor frequência.
O fator durabilidade está sempre ligado ao shampoo usado na lavagem, a frequência que é lavado, condição do tempo que o carro enfrenta, se fica muito sob o tempo e se recebe alguma proteção extra. Por proteção quero dizer uma cera spray após as lavagens. Ela agirá reforçando a durabilidade do Selante ou cera.
Quadro comparativo:
Comparativo | Cera carnaúba | Cera sintética |
---|---|---|
Brilho | Molhado e profundo, realce nas cores quentes. | Espelhado e profundo, os reflexos ficam mais nítidos. |
Proteção | Proteger a pintura contra outros fatores como poluição, pó de ferro e contaminantes naturais. | Promove uma proteção superior a de carnaúba. |
Aplicação | Material um pouco mais rígido não espalha tão fácil e requer mais técnica para remover. | Material mais maleável e de fácil aplicação, não requer tanta técnica na remoção. |
Manutenção | Após aplicada, o veículo dever ser lavado com sabão neutro, toalha de microfibra e finalizar com cera líquida de sua preferência. | Após aplicada, o veículo dever ser lavado com sabão neutro, toalha de microfibra e finalizar com cera líquida de sua preferência. |
Duração | 3 a 8 semanas. | 16 a 25 semanas. |
Custo | Cera carnaúba comum, a partir de R$ 20,00. Profissional a partir de R$ 60,00. | Cera sintética comum, a partir de R$ 40,00. Profissional a partir de R$ 160,00. |
Como podemos ver, existem grandes diferenças entre os dois tipos de cera, o que você busca?
Brilho molhado, ou um brilho tecnológico?
Proteção de seis meses ou seis semanas? Essas são as questões básicas a serem respondidas.
A boa noticia é que podemos unir as duas ceras ao invés de escolher uma.
O que se deve fazer é aplicar primeiro o selante sintético obtendo uma ótima proteção, e em seguida uma camada de sua carnaúba de preferencia, buscando seu inigualável brilho.
Uma coisa é certa em qualquer uma das opções seu carro estará bem servido e protegido. Além de proteger a pintura elas proporcionam um excelente repelência à água, umas mais utras menos.
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