Entenda como funciona e quais são os principais custos envolvidos na manutenção da embreagem do seu carro.
Um complicador para aqueles que estão começando a dirigir, o sistema de embreagem presente nos carros equipados com câmbio manual existe para fazer a ligação entre o sistema de transmissão (câmbio) e o motor em movimento. Ele é composto por peças como o disco de embreagem, platô (placa de pressão), rolamento, cabo ou sistema hidráulico, e, é claro, o pedal esquerdo da embreagem.
No dia a dia, o que o você precisa saber é que, para o motor e câmbio trabalharem de forma sincronizada, o motorista precisa acionar a embreagem através do pedal esquerdo. “Cada vez que você pisa no pedal, o conjunto é desconectado até que você selecione a marcha adequada à velocidade do veículo e ao modo de condução do motorista”, explica Francisco Satkunas, engenheiro e conselheiro da SAE Brasil. Ao soltar o pedal da embreagem, o sistema é conectado novamente, fazendo o carro sair da imobilidade ou rodar com a macha ideal.
Assista este vídeo e veja como funciona uma embreagem
Quando devo realizar troca da embreagem?
- Ao acionar a embreagem, você pode notar que o curso do pedal está mais curto ou mais longo que o usual.
- Você solta um pouquinho, e o carro começa a andar, ou então precisa soltar muito e ficar com o pé bem em cima para ele se mover.
- Atenção para o enrijecimento do pedal, trepidações, patinações e também ruídos no caixa de câmbio.
- Se houver cheiro forte de borracha queimada ou fumaça, é um indicativo extremo de que você está forçando muito o sistema de embreagem e pode levá-la a um desgaste prematuro.
- Em veículos de uso prioritário em estradas, onde ocorre menos trocas de marchas, em média, o conjunto de embreagem roda entre 100 mil a 150 mil km.
- Em veículos de uso prioritário urbano, onde ocorrem mais trocas de marchas, a vida útil do conjunto de embreagem desgasta mais rapidamente e a troca, em média, fica entre 50 mil a 100 mil km.
Como preservar a embreagem do seu veículo.
- A primeira dica para aumentar a vida útil do sistema é acionar e soltar o pedal da embreagem com suavidade, evitando trancos que possam danificar tanto o sistema de transmissão quanto o da embreagem.
- Não fique segurando o carro em ladeiras com a embreagem acionada, em vez disso, mantenha a marcha no neutro e utilize o freio do pedal ou de mão.
- Não eleve o giro do motor a mais de 2.000 rpm antes de tirar o pé da embreagem para fazer o carro andar “faça arrancadas mais suaves”.
- Nunca deixe o pé apoiado sobre o pedal “descançar o pé no pedal de embreagem”. O peso, mesmo que pequeno, vai reduzir a vida dos componentes.