Assim como qualquer sistema automotivo, os freios requerem manutenção preventiva, principalmente por se tratar de um sistema de segurança.
Normalmente a durabilidade média das pastilhas de freio no uso urbano gira em torno de 15.000 km, os discos de freio 30.000 km, lonas e tambores 80.000 km, cilindros de freio 50.000 km.
Minas Gerais tem uma característica de relevo que aumenta consideravelmente o desgaste dos freios, fazendo com que o sistema se desgaste prematuramente.
Em uso rodoviário ou misto a durabilidade destes itens pode aumentar em 50%.
A maior parte dos carros brasileiros tem freio a disco nas rodas dianteiras e com tambores nas traseiras. Veja a função de cada peça do sistema de freio, os problemas que você pode detectar e os prazos de duração de cada item.
Realize uma revisão preventiva a cada 5.000 km e garanta o seu pleno funcionamento
Quando devo realizar revisão do sistema de freio?
- Revisar preventivamente a cada 5000 km.
- Substituir o fluído de freio a cada 12 meses ou 10.000 km rodados, o que vier primeiro.
- Substituir as pastilhas de freio a cada 12 meses ou 10.000 km rodados, o que vier primeiro
- Ao trocar as pastilhas o mecânico deve medir a espessura do disco de freio.
- Se o disco de freio estiver dentro da tolerância poderá ser retificado para tirar qualquer imperfeição e garantir a durabilidade das novas pastilhas. Se estiver fora da medida, deverá ser substituído.
- Em uso urbano é aconselhável trocar os discos de freio a cada 30.000 km, as lonas e tambores a cada 80.000 km e cilindros de freio a cada 50.000 km.
- Quando trocar as pastilhas evitar frear bruscamente nos primeiros 300 quilômetros para garantir o perfeito assentamento das pastilhas e discos de freio.
- Não se esqueça de poupar os freios; ao descer uma ladeira nunca o faça em ponto morto.