O sistema de injeção eletrônica de combustível funciona com todos os componentes ligados a um módulo, considerado o cérebro do sistema. Com uma linguagem digital os sensores e atuadores trabalham para aperfeiçoar ao máximo a injeção de combustível em qualquer nível de funcionamento do motor.
O sistema conta com seu principal componente denominado módulo de injeção eletrônica. Também conhecida como MCE (módulo de controle eletrônico), este componente tem um processador de alta velocidade que processa as informações vindas dos sensores e também comanda a ação dos atuadores. Um pacote de informação sobre a melhor quantidade de combustível a ser injetada, nas mais diversas condições de funcionamento do motor, está gravada em uma memória ROM Read Only Memory. Esta memória armazena dados que foram gravados na fabricação, com pastas que simulam qualquer condição de funcionamento do motor.
Outro componente dentro do módulo é a memória RAM, Randon Access Memory. Este componente é uma memória volátil, esta memória monta pastas de informação vinda de cada “ciclo de freqüência de trabalho” dos sensores. O processador então compara as informações da RAM com a ROM e determina a melhor estratégia de alimentação de combustível como tempo de injeção e avanço da centelha elétrica das velas.
Cuidados com o sistema de injeção eletrônica
- Revisar a cada 10.000 km ou quando a luz de advertência no painel se mantiver acesa.
- Realizar a limpeza da TBI ou acelerador eletrônico a cada 10.000 km com a troca do filtro de combustível externo.
- Fazer a limpeza completa do sistema de injeção a cada 30.000 km.
- Nas revisões preventivas executar o rastreamento e ajuste do sistema eletrônico.
- Não lavar o motor em postos de serviço que não detenham técnica específica. A maioria dos veículos novos possuem as centrais de injeção instaladas junto ao motor e não podem ser molhadas.
- Não fazer ligação forçada do veículo com cabo de enxerto (mais conhecido como chupeta) sem orientação técnica, pois isto pode desprogramar todo o sistema e danificar a central eletrônica.