Bati meu carro, e agora? 6 dicas de como agir.

Como agir em uma ocorrência de trânsito?

1º Avalie se há feridos

Em caso positivo, ligue imediatamente para o SAMU. Omissão de socorro é crime. Se não houver vítimas, é preciso pegar os dados do causador do acidente. Use também o triângulo de sinalização para indicar aos demais motoristas que há ali uma situação crítica. Não sinalizar é uma infração de trânsito.

2º Veículos

Caso haja vítimas, recomenda-se não mexer nos veículos.

Se não houver vítimas, retire os veículos da via.

A legislação federal permite a remoção dos carros que estejam atrapalhando terceiros. Ponha em um lugar que não prejudique outros veículos e também pedestres.

Lembre-se sempre que deixar os veículos na via é risco de mais acidentes, se for inevitável sinalize com uma boa distância para que dê tempo dos demais motoristas reduzirem a velocidade e desviar dos veículos parados.

3º Boletim de Ocorrência

Não é obrigatório registrar Boletim de Ocorrência de um acidente, exceto se houver óbito. Entretanto, ao identificar que há discordância sobre quem é o causador, chamar a polícia (ou se dirigir à delegacia mais próxima) e fazer o B.O. significa ter um documento de segurança caso a pendência vá parar na Justiça. “O boletim atesta a boa fé do envolvido”.

Em Minas Gerais é possível registrar a ocorrência através do site https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/

4º Acionar a Seguradora ou Associação de Proteção Veicular

Ligue para a sua Seguradora ou Associação e solicite o reboque para levar o carro avariado até a oficina.

A Box3 Lanternagem, Pintura e Mecânica é credenciada em diversas seguradoras e associações. Estamos prontos para receber seu veículo seja qual for a demanda. Somos um Centro Automotivo e realizamos todos os serviços que o seu veículo precisar, sejam reparos mecânicos ou de funilaria.

5º Acionar o DPVAT

Vítimas de trânsito têm direito ao Seguro Obrigatório (DPVAT). As vítimas (ou seus parentes) só podem pedir a indenização se tiverem o Boletim de Ocorrência e registros médicos. O seguro cobre morte ou lesões por colisões e atropelamentos.

6º Escolher uma oficina de confiança

Se você for Terceiro e o responsável pelo acidente possuir seguro você pode escolher a sua oficina de confiança.

Se você for Autor e pretende acionar a franquia para realizar o reparo em seu veículo, envie o veículo para uma oficina de sua confiança, na maioria das vezes é possível que a oficina cubra o valor da sua franquia para você não perder os bônus.

Dificilmente um reparo parcial de lataria será mais caro que a sua franquia.

Consulte a Box3 antes de acionar a sua franquia!