A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de granizo, principalmente, para as regionais Norte e Nordeste, na tarde desta terça-feira (5). O motivo é a instabilidade atmosférica, que contribui com a formação das pedras de gelo. Segundo a DC, há possibilidade também de queda de granizo de curta duração no Barreiro e nas regiões Oeste, Centro-Sul e Leste. Já a chuva pode chegar a 50 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é valido até 8 horas de quarta (6). A orientação é evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e perto de córregos no momento de forte chuva.

Durante a chuva

O mais recomendado ao se deparar com uma chuva de granizo é procurar um lugar seguro para parar o carro, como um posto de gasolina ou estacionamento coberto. Atenção, nunca saia do veículo durante a chuva de granizo ou pare embaixo de árvores e acostamentos. Caso não seja possível parar, o motorista deve ligar os faróis e diminuir a velocidade, sem ultrapassar os 40 km/h.

Se a estrada estiver coberta de granizo, as pedras de gelo criam o chamado ‘efeito bola de gude’, como se o automóvel estivesse passando por cima de uma pista forrada delas, com alto perigo de derrapagem.

Não existe risco de ocorrer choque térmico com o carro. Os carros têm para-brisa laminado, é muito difícil uma pedra de granizo estourar o vidro. E mesmo após a chuva, é importante continuar trafegando com cuidado, pois a estrada ainda pode estar coberta pelo gelo.

Fuja do granizo

Para tentar fugir dessas situações desagradáveis, existem atualmente alguns recursos disponíveis. O Google, por exemplo, disponibiliza o aplicativo “Granizo alertas”, que envia uma mensagem caso esteja previsto chuva do tipo para qualquer região do país. É possível também se manter atualizado em sites meteorológicos, como o CPTEC, Climatempo, ou no centro virtual para avisos de eventos meteorológicos.

Reparos após a chuva de granizo

Você está no meio do trânsito, começa uma baita chuva e, para piorar… vem granizo! Se o seu carro ficou todo amassado por conta das pedrinhas de gelo, o martelinho de ouro pode ser a solução. É uma técnica de funilaria muito utilizada para consertar a lataria dos veículos e indicada por ser rápida e pouco agressiva.

O modo como será feito o reparo varia em cada situação, em alguns casos, é necessário retirar todo o forro do teto para conseguir trabalhar.

É comum ter que repintar o carro, mas isso depende do estrago. Quando a pintura está intacta, só o martelinho resolve, mas ele é apenas um “desamassador” de lataria. Na pior das hipóteses, é preciso fazer uma pintura geral.

O preço para reparar os danos depende da marca do automóvel e do tamanho do estrago.

A boa notícia é que a maioria das seguradoras, tem cobertura de danos causados pelo granizo, desde que o custo do reparo atinja o valor da franquia contratada em apólice. Verifique com o seu corretor de seguros.

Se não conseguiu escapar da chuva de granizo, o jeito agora é reparar os danos. Não deixe o conserto para depois! Se houver trinco na pintura, o local pode absorver água, enferrujar e danificar a lataria.

Na BOX3 possuímos profissionais especializados em restauração automotiva com ou sem pintura “Martelinho de Ouro, Lanternagem e Pintura”.

Faça um orçamento agora enviando as fotos do seu carro, clique no link abaixo!
Se já é cliente BOX3, agende o melhor dia para recebermos 0 seu carro.