A maioria dos motoristas lavam o carro por fora, mas se esquecem dos cuidados com o interior do carro. Na correria do dia a dia, pode ocorrer de poeira, lama, restos de comida, pelos de animais, entre outros detritos que contaminam a parte interna do automóvel, causando mau cheiro e até contribuindo para o surgimento de doenças, como as respiratórias. O descuido prolongando também deixa  o carro com aspecto feio que vai prejudicar seu valor de revenda.

PAINEL

O painel do carro contém diversos dispositivos, com ligações internas por meio de fios elétricos, por isso requer algumas cuidados na hora da limpeza. Nunca jogue água diretamente no local. Utilize um pano limpo e úmido para retirar a poeira. Se tiver manchas de gordura, use também um pouco de sabão neutro e retire bem qualquer excesso. Se ainda quiser dar um visual mais lustroso, não utilize detergentes, silicone ou glicerina de farmácia, procure no supermercado por produtos específicos para plásticos e couros, a Johnson possui alguns materiais de limpeza muito bons.

TAPETES  E CARPETES

Tapetes de borracha podem ser retirados do veículo e lavados com mangueira, água e sabão. Evite abrasivos e silicone, para não causar ressecamento da borracha. Tapetes de carpete podem ser limpos com aspirador e uma escova úmida. Há ainda alguns produtos específicos de limpeza a seco que podem ajudar, mas sabão de coco e uma espoja com muita espuma costumam dar conta do recado.

VIDROS

A limpeza interna dos vidros pode ser feita uma vez por semana. Internamente, a fim de retirar resíduos de gordura, suor e química dos tecidos do carro, utilizar limpa vidros e umas 4 flanelas de microfibras uma para aplicar e as utras para remover. O principal cuidado com a parte externa dos vidros é evitar o acúmulo de sujeira, que acaba empoçando água da chuva. Esta combinação prejudica a visão do motorista, podendo causar acidentes. Dica, coloque um pouco (uma tampinha) de limpa vidros no reservatório de água do limpador de para-brisas.

BANCO DE COURO E ACABAMENTOS

Os bancos de couro são aparentemente mais simples de limpar, passando um pano úmido com produtos neutros de limpeza, frequentemente. No entanto, eles requerem cuidados especiais, como a aplicação de um hidratante especial pode-se usar hidratante corporal, de preferência sem cheiro e sem cor (branco), a cada seis meses, para evitar que o estofamento sofra rachaduras. Alguns especialistas afirmam que não é recomendável fazer a hidratação dos bancos de couro com produtos como vaselina e silicone, uma vez que esse tipo de produto pode causar danos à costura dos bancos. Outra dica importante é estacionar sempre à sombra, pois o sol tende a ressecar o couro, causando rachaduras irrecuperáveis em sua superfície.

BANCO DE TECIDO E ACABABAMENTOS

Nos bancos de tecido o processo é mais complexo, pois absorvem mais cheiros desagradáveis, principalmente quando o carro é exposto a muita umidade. Além do pano úmido, também é indicado o uso do aspirador de pó que dá um aspecto agradável e também é importante para a saúde. As manchas pesadas, no entanto, só são removidas com produtos específicos com lavagem a seco, utilização de vapor e removedor. Se o tecido não estiver muito contaminado, a espuma de sabão de coco pode dar conta do recado, lembre sempre de remover toda a espuma com um pano limpo.

DEMAIS COMPONENTES

Volantes, chão do carro, porta copos, porta luvas e outros compartimentos podem ser limpos com um aspirador de pó ou pano macio. Evite o uso de produtos à base de silicone, principalmente os prateadores. Opte por materiais próprios para veículos, eles vão trazer melhor resultado e não vão danificar as partes. Recomendamos a Johnson que possui alguns materiais de limpeza muito bons.